29 de março de 2012

Linha Vermelha do Destino


De acordo com a lenda, os deuses, assim que uma pessoa nasce, amarram uma linha vermelha (invisível aos olhos humanos) nela, conectando-a a pessoa, à qual, ela estará destinada a estar viver (e amar) no futuro, ou seja, a sua alma gêmea.
"Uma corda vermelha invisível conecta aqueles que estão destinados a se encontrar, independentemente de tempo, lugar ou circunstâncias. A corda pode ser esticada ou emaranhada, mas nunca irá se romper.” - uma antiga crença chinesa.

A lenda da linha vermelha do destino (Red string of fade) aparentemente teve sua origem na China, porém acabou por se expandir, e hoje em dia, incorporou-se ao folclore de outros países do Leste Asiático (como o Japão e a Coreia). Esta lenda é um pouco diferente em cada país, contudo podemos dizer que o contexto básico ainda é o mesmo. A lenda chinesa afirma que os amantes destinados estão interligados por uma corda vermelha amarrada ao tornozelo de ambos, enquanto no Japão o que os conecta é uma linha vermelha (tipo aquelas feitas de algodão) amarrada em um dos dedos mindinhos de cada um dos futuros amantes.
                                                                                   



Há várias versões dessa lenda, mas uma das histórias que envolve a versão chinesa da lenda, consiste basicamente no seguinte: um rapaz estava a caminhar para casa à noite quando ele se encontra com um velho homem, Yue Xia Lao, descansando sobre a luz do luar (acredita-se que Yue Xia Lao é o deus incumbido pelos casamentos). Este então lhe revela que o rapaz está ligado à sua esposa destinada por uma corda vermelha, e então mostra-lhe a rapariga com quem está destinado a se casar. Por ser jovem e não ter interesse em se casar, o rapaz pega uma pedra e atira com força à rapariga, fugindo em seguida para longe. Muitos anos então se passam e o rapaz agora já é um jovem homem, quando seus pais arranjaram um casamento para ele. Na noite de seu casamento, quando ele se foi encontrar com sua esposa que será o quarto deles, ela está lá sentada com um véu tradicional lhe cobrindo a face. O jovem homem já sabia do fato de que sua esposa era conhecida como uma das mais belas mulheres do vilarejo, contudo, está sempre vivia com enfeites na sua sobrancelha. Curioso, ele lhe perguntou o porquê de tal enfeite, e ela lhe respondeu que aquilo era porque, quando ela era jovem, um rapaz atirou-lhe uma pedra, o que causou um corte profundo, deixando-a com uma cicatriz no local. Então, ela usava enfeites na sobrancelha para cobrir a cicatriz. Logo, a mulher nada mais era do a mesma garota que o Deus Yue Xia Lao havia lhe avisado que era sua mulher destinada, ainda na sua infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário