3 de novembro de 2012

Enfermagem

Eu vivo para cuidar as dores dos outros não as minhas. Faço o que faço para fazer o outro sentir-se melhor, faço o que faço para melhorar uma relação intra familiar, faço o que faço para prevenir doenças. Primeiro vem o outro depois eu. Providenciar, promover, ensinar, realizar, tudo isto é Enfermagem
O papel de um enfermeiro é muito mais do que administrar um injectável ou "limpar rabos", é cuidar da saúde dos outros e até da sua própria morte. O enfermeiro é a pessoa que passa dia e noite com o utente no hospital, que o ampara, que o consola, que providencia conforto... Enfermagem passa por todo o domínio do ser humano, psicológico, emocional e biológico, já que o ser humano é um todo em que cada domínio influencia o outro. De nada vale tratar uma ferida resultante de um mau trato se não temos em conta a parte psicológica pela qual o utente passou para adquirir a ferida. Isso não é cuidar é tratar. 
Enfermagem é muito mais, com muitos mais factores. Qualquer um é capaz de fazer uma cama mas fazer uma cama para um enfermeiro é muito mais que fazer uma cama.

Enfermeiro vive para cuidar as dores dos outros não das suas...

Sem comentários:

Enviar um comentário